SAÚDE AMBIENTAL EM IMAGENS
TENS ATÉ DIA 14 dE MAIO
PARTICIPA NESTA INICIATIVA

SAÚDE AMBIENTAL EM ImAGENS

Participa nesta iniciativa. Tens até dia 14 de maio!


14 de maio - data limite para participação!
22 a 28 de maio - votação online
03 de junho - divulgação dos resultados
16 de junho - cerimónia de entrega dos prémios
16 a 23 de junho - exposição das fotografias na ESS

 

Este concurso é uma iniciativa da Área Técnico-Científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, em parceria a [FORMAÇÃO74 e que conta com os apoios dos municípios do Porto, Maia, Gondomar, Braga, Penafiel e do Laboratório da Paisagem de Guimarães.

O objetivo deste concurso é sensibilizar os jovens estudantes do Ensino Secundário para a relação que se estabelece entre o meio ambiente e a saúde.

Se és estudante do Ensino Secundário na região Norte, tens interesse pelas áreas da saúde e do ambiente e gostas de fotografia, não percas esta oportunidade! Para participar basta captares uma situação, um comportamento ou um acontecimento que se enquadre numa das áreas da Saúde Ambiental. Depois deves submeter a tua candidatura neste site, preencher a ficha de inscrição e fazer o upload das fotografias (consultar o regulamento). Ficas desta forma habilitado a um dos seguintes prémios:

1º Prémio

Curso de Iniciação À Fotografia Digital no Porto!

2º Prémio

Participação gratuita num Workshop de Iniciação ao Photoshop!

3º Prémio

Participação gratuita num Workshop de Edição de Raw!


Todas as informações sobre estas formações estão no site da [FORMAÇÃO74

Podes também ter um papel ativo na seleção das fotografias premiadas, votando naquela que melhor retrata um problema no âmbito da Saúde Ambiental. As melhores fotografias serão publicadas na página do facebook do concurso e aquelas que forem mais votadas (número de likes) serão expostas durante os dias 16 a 23 de junho na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto.

Dicas para a Fotografia:

Conhece um pouco mais sobre Saúde Ambiental.

Pensa em situações com que te deparas no teu dia-a-dia que podem estar associadas a problemas atuais da Saúde Ambiental.

Procura captar um ponto de vista interessante em que demonstres o contexto do problema que pretendes fotografar.

SAÚDE AMBIENTAL

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Saúde Ambiental abrange aspetos da saúde e qualidade de vida, determinados por fatores químicos, físicos e biológicos externos ao ser humano e fatores sociais e psicossociais que afetam os comportamentos. Tem como objetivos o diagnóstico, avaliação, prevenção, controlo e gestão dos fatores ambientais que afetam a saúde das populações. Esta intervenção é efetuada nos ambientes habitucionais, ocupacionais e recreativos.


Licenciatura em Saúde Ambiental

O licenciado em Saúde Ambiental desenvolve atividades de identificação e caracterização de fatores de risco para a saúde originados no meio ambiente, planeia e realiza ações de controlo e vigilância de sistemas, estruturas e atividades com interação no ambiente e saúde. Integra equipas multidisciplinares em quatro áreas de atuação: Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde Pública e Higiene e Segurança Alimentar.

Saídas Profissionais: Integra equipas multidisciplinares em hospitais, centros de saúde e serviços públicos da administração regional e local. De forma mais independente em empresas/indústrias e autarquias como: Gestor de Sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde; Consultor Técnico nas áreas da Segurança e Saúde no Trabalho, Ambiente, Segurança Alimentar; Coordenador de Segurança em Obra; Consultor Técnico em Sistemas de Informação Geográfica. Pode ainda exercer funções docentes e investigação em instituições do ensino superior e/ou laboratório da área da Saúde e Ambiente. A licenciatura confere: cédula profissional em Técnico de Saúde Ambiental, emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde (Decreto de Lei nº117/95 de 30 de maio); acesso à profissão de Técnico Superior de Segurança no Trabalho nível VI (Lei nº 42/2012 de 28 de agosto), com Certificado de Aptidão Profissional emitido pela Autoridade para as Condições do Trabalho.

Como o meio ambiente influencia a tua saúde?

Estás exposto a fatores de risco na tua casa, escola e na comunidade através de: clica para saber mais!



Licenciatura em Saúde Ambiental


Apresentação do projeto Formação 74


Nascida em 2012 a 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, a FORMAÇÃO 74 é um projeto de formação na área da fotografia e multimédia. Fruto das sinergias entre as várias vertentes profissionais do seu fundador e responsável, o fotógrafo e designer Paulo Correia, este é hoje um projeto de formação cada vez mais sólido na área da fotografia, abrangendo de igual forma entusiastas e profissionais.

O objetivo deste projeto é dar a conhecer novas perspetivas, contribuindo para que qualquer amante da fotografia, entusiasta ou profissional, ligado à nova realidade da imagem, multimédia e das redes sociais, adquira conhecimentos “à sua media”, de forma a tirar o máximo partido das ferramentas disponíveis valorizando o seu trabalho.

A nossa missão consiste em divulgar e consolidar competências técnicas contribuindo para a valorização pessoal e profissional de todos.

Tendo como principal objetivo a plena satisfação dos participantes, as formações disponibilizadas são desenhadas com base em cursos e workshops de caráter modular de formato prático, de curta duração e de baixo custo.

Atualmente as nossas formações teóricas são ministradas de forma regular no Porto. Contudo, temos vindo a desenvolver parcerias com outras instituições vocacionadas para as áreas lúdicas da imagem e da comunicação em Lisboa, Paços de Ferreira, Leiria e Torres Novas.

A FORMAÇÃO 74, propõe um plano de formação, à medida de cada tipo de formando, respeitando os seus timings e gostos pessoais. Os módulos de formação são individuais, e espaçados no tempo, permitindo ao formando uma evolução ao seu ritmo e a especialização nas áreas que lhe suscite maior interesse.



+Informações [FORMAÇÃO74

JÚRI

Constituído por três elementos

  • Rui Farinha

    www.rui-farinha.pt

    Rui Farinha, é licenciado em Tecnologia da Comunicação Audiovisual pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto e detentor de uma Pós-Graduação em Fotografia pela Escola de Artes da Universidade Católica do Porto. Conta com uma vasta experiência profissional na área da fotografia, sendo actualmente fotojornalista da Agência NFactos. Nos anos de 2015 e 2016 participou no projeto internacional “The Otehr Hundred”, o qual envolveu 100 fotógrafos, tendo sido o único representante Português.

  • Carlos Pinto

    Carlos Jorge da Cunha Pinto, é licenciado em Medicina pela Universidade do Porto e especialista em Saúde Pública. Atualmente exerce funções no Instituto Nacional de Saúde Pública, Dr. Ricardo Jorge, IP. Adicionalmente é docente na Área Técnico-Científica da Saúde Ambiental, da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto.
    Para além da Medicina, tem dedicado grande parte dos seus tempos livres às artes. É elemento do Coro da Sé Catedral do Porto há mais de 40 anos, tendo também um gosto especial pela fotografia e vídeo. Mais recentemente, desde há dois anos, iniciou uma experiência na área da pintura. Neste âmbito, tem frequentado diversos cursos e workshops, dos quais se destacam os seguintes:
    Worshops de “Escrita de viagens” com Filipe Morato e “Fotografia de viagem” com António Campos.
    Worshop de “Pintura de aguarela” com a professora Sofia Torres, na Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto.
    “Curso de Pintura – Técnicas básicas” com o professor Manuel Alves, na Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto.

  • Diogo Paz

    Diogo Soares da Paz, estudante do terceiro ano letivo da Licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, é também dirigente associativo pela aeESTSP. Trata-se de um estudante interessado e dedicado às questões da Saúde Ambiental, tendo tido um papel ativo ao nível da gestão de resíduos e conservação de espaços públicos.

Regulamento

Regulamento    - Descarrega (.pdf)




Resultados

Ainda a decorrer, concorre!

Contactos

Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico do Porto
Área Técnico-científica de Saúde Ambiental

Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 400
4200 - 072, Porto, Portugal

Tel.: +351 222 092 130
E-mail.: imagenssambiental@gmail.com